Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
1





Partilhe esta Página


Observar para Vencer
Observar para Vencer


“Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.” (Filipenses 3:17-18.)

Nesses versículos, o apóstolo Paulo estava desafiando os cristãos a imitar Cristo, colocando-se como exemplo a ser seguido. Não que ele se julgasse perfeito, mas assim como ele direcionava sua vida sempre buscando ser semelhante a Cristo, os filipenses deveriam fazer também. Paulo estava dando um testemunho do seu caráter, pois era como se ele dissesse: “Vocês podem me imitar porque eu sou imitador de Jesus”, assim como ele dissera aos coríntios (1 Coríntios 11:1). Ele também disse que os filipenses deveriam observar aqueles que andam segundo o modelo que viam nele: “Observem aqueles que andam como nós, porque nós andamos como Cristo.” Que responsabilidade, não é mesmo?

Muitos jovens não têm paciência para escutar os mais velhos, não gostam que o pastor os repreenda, não suportam quando um irmão mais maduro na fé lhes mostra que estão caminhando em direção oposta à de Deus. É uma pena, porque os mais velhos sempre terão alguma coisa a ensinar. É fundamental ressaltar que estamos falando de pessoas convertidas a Jesus, comprometidas com Deus e sua Palavra. É muito bom ter alguém a quem podemos imitar; é bom ter alguém que nos sirva de modelo. Alguém cuja vida nos remeta a Deus, que nos inspire à santidade, ao compromisso, à lealdade a Deus.

Certo rapaz, vamos chamá-lo de Tércio, convertido, tinha uma vida medíocre, comum demais, sem grande projetos. Ele mesmo se considerava alguém desprovido de grandes inteligências, até que conheceu uma pessoa que seria o seu melhor amigo. Esse homem era evangélico, na profunda essência dessa palavra, que significa aquele “que se apresenta em conformidade com os princípios do Evangelho” (Houaiss.) A vida desse moço nunca mais seria a mesma. Ele passou a ouvir o que esse homem falava, a observar-lhe a vida, a se aconselhar com ele e a praticar os conselhos que dele recebia. Uma das primeiras mudanças foi o fortalecimento da sua autoconfiança. Antes ele era um jovem que não acreditava em si, agora, tornara-se firme, confiante em sua capacidade porque sabia que era Deus quem o capacitava. Ele aprendeu que Deus não vê as pessoas por suas habilidades, por suas capacidades, mas que Ele olha o coração dos homens. O Senhor conta com aqueles cujo coração é totalmente quebrantado e rendido a Ele, pronto para obedecer e trabalhar em sua obra. E, então, os capacita.

Tércio podia contar com esse seu amigo, podia observá-lo e imitar-lhe os passos, porque ele imitava Jesus. Tudo que o amigo de Tércio falava tinha enorme peso para ele, porque era isso que ele praticava. Não havia contradições entre o discurso e a vida daquele homem. Nosso amigo Tércio cresceu espiritualmente e isso lhe deu a paz e a segurança necessárias para sonhar e ir à busca dos seus sonhos. E algo lindo aconteceu! Outras pessoas passaram a observar Tércio. Agora, era ele quem estava influenciando outros a se renderem a Cristo. Ele continua observando seu amigo e ouvindo suas palavras, mas agora ele também se tornara exemplo, modelo a ser seguido, um homem digno de ser observado, um cristão a que chama a atenção de Deus. É muito importante que nossa vida chame a atenção das pessoas e as direcione para Jesus.

A vida de muitos tem chamado a atenção do mundo, mas o que se pode ver é a total distorção dos valores de Deus. Homens estão indo para o inferno e levando outros com eles. Essas pessoas estão observando e seguindo os costumes do mundo, pautando a vida pelos princípios do mundo, vivendo pelo padrão do mundo. Estão seguindo caminhos que aos seus olhos parecem direito, mas ao final serão morte, choro e ranger de dentes (Provérbios14:12; Mateus 13:47-52). Mas você, jovem, deve pautar sua vida pelo padrão de Deus e praticar os princípios divinos porque eles são lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos (Salmos 119:105). Busque estar ao lado de pessoas que você pode observar e aprender mais de Deus com elas. Pessoas cuja vida aponta para Jesus, para que você também chame a atenção de Deus e viva de modo que outros, ao observá-lo, sejam conduzidos a Cristo. Seja um jovem de Deus, cuja vida inspire outros a desejar e buscar a masculinidade projetada por Deus para o homem. Seja uma jovem que inspire outras a desejar e a buscar a feminilidade projeta por Deus para a mulher. É assim que vocês, garotos e garotas, encontrarão, de fato, a felicidade que todos desejam, mas poucos encontram.

Que vocês sejam observadores e observados. Que amem a Deus acima de todas as coisas para que Ele sorria ao observar vocês e faça cumprir na vida de cada um todas as suas maravilhosas promessas. E assim, mesmo não sendo um conto de fadas, vocês viverão felizes para sempre.