“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” João 6.68-69
Eu me lembro da primeira vez que li esse texto e de como foi impactante saber que Jesus tinha as palavras de vida eterna pra mim. Naquele momento, eu não apenas soube, mas tive o privilégio de viver o impacto das palavras constantes, que trouxeram esperança e mudança em minha vida. Pois tudo começa de dentro para fora.
Nós sabemos e sentimos como somos influenciados pelo poder das palavras. Elas podem nos trazer ânimo, mas também podem nos destruir. Diante disso, pude entender como a palavra de Deus é constante. De geração em geração, ela vem mudando vidas, mudando conceitos e transformando seres em pessoas de caráter, de fé e cheias de expectativas/esperança. Por meio da maravilhosa instrução de Deus, alcançamos uma vida abundante em todos os aspectos. Deus nos instrui de forma perfeita para que possamos não apenas usufruir de uma boa vida, mas de uma vida muito melhor do que podemos imaginar.
Quando Simão Pedro fez essa declaração tão linda a Jesus, imagino que o coração do Senhor se encheu de alegria. Afinal, Pedro havia contemplado com o coração e com sua razão que Jesus era o verdadeiro caminho, a única verdade e a vida eterna.
Pedro acreditou com o coração porque amava ao Senhor, e como a razão, por entender que não poderia ir em outra direção. Jesus se tornou um exemplo de vida para Simão Pedro a ponto de ele admitir que ficaria perdido se não pudesse mais segui-lO.
A palavra de Deus produz vida e se compara a uma fonte de águas e ao pão da vida. Água que sacia a sede e Pão que mata a fome. Não falo de sede e fome naturais, mas a sede e a fome que existem dentro de cada um de nós, sempre em busca de uma vida melhor. Os ensinamentos de Jesus em sua simplicidade nos fazem romper limites que a mente nos impõe. Caminhar com Jesus é ter a certeza de que existe não apenas uma luz no fim do túnel, mas uma luz durante toda a caminhada.
Quando Simão Pedro disse a Jesus com tanta convicção que Ele era o Santo de Deus, e que ele não poderia ir embora porque não teria para onde ir, entendo mais uma vez que quando escolhemos seguir a Jesus conseguimos compreender que não existe outro caminho que nós traz amor, paz e esperança. Nenhum dinheiro do mundo pode comprar todas essas bênçãos que o caminho perfeito de Jesus acrescenta em nossas vidas.
Jesus nos da a oportunidade maravilhosa de conhecê-lO e, mais que isso, de nos relacionarmos com Ele. Jesus ressuscitou ao terceiro dia e está vivo, Ele escolheu habitar naquele que O aceita como Senhor e Salvador. Quando digo aceitar Jesus, quero dizer ter compromisso com Ele. E é isso que Ele quer de você. Como Simão Pedro declarou ao Senhor que não conseguia ver outro caminho, Jesus deseja que você também olhe para Ele e reconheça que Ele é tudo que você precisa.